Política de Privacidade

NOTA INFORMATIVA SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS DOS UTILIZADORES

FINALIDADE DO TRATAMENTO

A Sociedade tratará os dados para o fornecimento de produtos e serviços à distância, ou seja, para a execução de contrato de compra e venda à distância, nomeadamente com as seguintes  finalidades: gestão de compras online e correspondente pagamento de produtos e serviços, através de qualquer meio, emissão de fatura eletrónica e segundas vias, serviços de venda assistida ao cliente em loja, acompanhamento e/ou devolução ou troca de encomendas,  gestão de reclamações, bem como prevenção de abusos e fraudes no uso dos dados.

Os dados pessoais que tratamos serão os seguintes:

Categorias de dados pessoais

Exemplos

Dados de identificação e contacto

Nome, número do documento de identificação, número de identificação fiscal (NIF), idade, data de nascimento, contacto telefónico, email, morada, dados de pagamento

BASE JURÍDICA DO TRATAMENTO

Execução de contrato de compra e venda à distância de que o titular dos dados é parte.

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

Os dados pessoais serão conservados durante a vigência da relação contratual, incluindo eventuais reclamações que possam surgir, bem como, após a cessação de tal relação, durante o período legal necessário para efeitos contabilísticos ou fiscais, ou seja, para informação à Autoridade Tributária.

A Sociedade poderá manter outros dados pessoais por períodos superiores à duração da relação contratual, seja com base no consentimento do cliente, seja para assegurar direitos ou deveres relacionados com o contrato de compra e venda à distância, seja ainda porque tem interesses legítimos que o fundamentam, mas sempre pelo período estritamente necessário à realização das respetivas finalidades e de acordo com as orientações e decisões da Comissão Nacional de Proteção de Dados (“CNPD”).

 

FINALIDADE DO TRATAMENTO

A Sociedade tratará os dados introduzidos por si no momento de preencher o formulário e/ou os dados de navegação recolhidos pelo configurador online para responder aos seus pedidos de informação sobre a Sociedade e/ou sobre os seus produtos e/ou serviços.

BASE JURÍDICA DO TRATAMENTO

Execução do contrato de que o titular dos dados é parte.

PRAZOS DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

Os referidos dados serão conservados durante um ano, que é o tempo que se considera necessário para responder aos pedidos. Assim que o referido prazo tiver decorrido, os seus dados serão destruídos ou anonimizados.

FINALIDADE DO TRATAMENTO

Gestão da segurança e dos recursos informáticos (cópias de segurança, restauração, etc.).

BASE JURÍDICA DO TRATAMENTO
Interesse legítimo (gestão do serviço, garantia do serviço).

PRAZOS DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

Os referidos dados serão conservados durante um ano, que é o tempo que se considera necessário para responder aos pedidos. Assim que o referido prazo tiver decorrido, os seus dados serão destruídos ou anonimizados.

FINALIDADE DO TRATAMENTO

Se der o seu consentimento, os dados que nos proporcionar no momento de preencher o formulário serão tratados para a sua utilização em atividades de marketing direto como, por exemplo, envios – através de meios de contacto automatizados (como sms, mms, correio eletrónico, redes sociais ou aplicações de mensagens instantâneas) e tradicionais (como telefonemas com operador e correio postal) – de comunicações promocionais e comerciais sobre produtos e/ou serviços oferecidos pela Sociedade, anúncios de eventos empresariais, ou inquéritos para conhecer o grau de satisfação dos clientes, estudos de mercado e análises estatísticas.

BASE JURÍDICA DO TRATAMENTO

Consentimento (facultativo e revogável em qualquer momento).

PRAZOS DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

Dados pessoais e informação de contacto: até à revogação do consentimento.

DADOS OBRIGATÓRIOS

Para que possamos proporcionar-lhe a informação que deseja terá de preencher obrigatoriamente os dados do formulário de recolha de dados que estiverem marcados com um asterisco (*). Se não proporcionar os referidos dados a Sociedade não poderá satisfazer o seu pedido.

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

Os seus dados podem ser comunicados a agentes autorizados (como, por exemplo, autoridades de supervisão e controlo, ou organismos públicos autorizados a exigir esses dados) ou podem ser tratados, por conta da Sociedade, por entidades subcontratadas para o efeito, designadas, nos termos legais, como Subcontratantes , aos quais serão transmitidas as instruções pertinentes. Os referidos Subcontratantes poderão ser:

  • a) empresas que prestam serviços de gestão de pagamentos, serviços de entregas/recolhas, serviço ao cliente;
  • b) empresas que prestam serviços de gestão e/ou manutenção do sítio na Internet da Sociedade;
  • c) empresas de serviços de atenção ao cliente que oferecem os seus serviços através de vários canais (chat online, call center, etc.).

COLABORADORES AUTORIZADOS A REALIZAR O TRATAMENTO

Os seus dados poderão ser tratados pelos empregados cujas funções na empresa incluam a consecução dos objetivos anteriormente expostos, que tiverem sido expressamente autorizados a realizar esse tratamento e que tiverem recebido as instruções pertinentes.

TRANSFERÊNCIA DOS DADOS PESSOAIS PARA PAÍSES NÃO PERTENCENTES À UNIÃO EUROPEIA

Não está prevista a transferência de dados para fora da União Europeia.

DIREITOS DO TITULAR DOS DADOS. RECLAMAÇÃO PERANTE A AUTORIDADE DE CONTROLO

Entrando em contacto com Ariston Thermo España, S.L. (Sociedad Unipersonal) – Sucursal em Portugal, por correio postal enviado para o endereço Calçada Bento Rocha Cabral, 1 – 1250-047 Lisboa, telefonando para o número +34 93 495 1900, ou por correio eletrónico enviado para o endereço proteccion.datos@aristonthermo.com, os titulares dos dados podem pedir ao Responsável o acesso aos dados relativos à sua pessoa, a sua eliminação ou retificação, a correção de dados incompletos, a limitação do tratamento nos casos contemplados no artigo 18.º do GDPR Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), bem como a oposição ao tratamento, por motivos relacionados com a sua situação particular, nos casos de interesse legítimo do titular.

Adicionalmente, se o tratamento se basear no consentimento ou num contrato e for executado mediante instrumentos automatizados, os titulares dos dados têm direito a receber os seus dados num formato estruturado, de uso comum e legível por dispositivos automáticos, e, se for tecnicamente possível, a transmiti-los a outro responsável pelo tratamento sem qualquer impedimento.

Os titulares dos dados têm direito a apresentar uma reclamação perante a Autoridade de Controlo competente do Estado-membro em que trabalharem ou residirem habitualmente ou do Estado em que se tiver produzido o suposto incumprimento. Em Portugal, a Autoridade de Controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados (Av. D. Carlos I, 134 – 1.º 1200-651 Lisboa – Tel: +351 213928400 – Fax: +351 213976832 – e-mail: geral@cnpd.pt).

O titular dos dados tem direito de retirar em qualquer momento o consentimento dado para as atividades de marketing e a opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais para essas atividades. Mesmo que o titular dos dados prefira que entrem em contacto consigo por meios exclusivamente tradicionais para as atividades anteriormente expostas, pode manifestar a sua oposição a receber comunicações através de meios automatizados. Deve ser disponibilizado um endereço de correio eletrónico ou morada para onde devem ser submetidos os pedidos para a retirada do consentimento/exercício do direito de oposição.

DECLARAÇÃO DE ACORDO DO USUÁRIO

Depois de ter lido a Política de Privacidade apresentada anteriormente, dou o meu consentimento, sabendo que é totalmente facultativo e que pode ser por mim revogado em qualquer momento, para que a Sociedade trate os meus dados pessoais para o envio de comunicações promocionais/comerciais e para a execução de atividades de marketing direto, nos termos e dos modos estabelecidos na Política de Privacidade.